quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Os desafios da nova versão da ISO 9001 - Parte I



Um sistema estruturado de gestão, essencialmente, fornece uma estrutura ao redor da qual as pessoas podem operar e alcançar os resultados desejados pela organização de maneira eficaz e eficiente.

Em outras palavras, um sistema de gestão é simplesmente "o jeito como queremos fazer as coisas"!

O sistema de gestão pode considerar questões ligadas à qualidade, saúde, segurança ocupacional e meio ambiente - para ficar apenas nos exemplos mais comuns. Cada vez mais as organizações estão procurando integrar os seus sistemas de gestão, resultando em sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional integrado.

Qualidade é uma responsabilidade de todos os níveis da organização e, com esta nova versão da ISO 9001, as responsabilidades estarão pulverizadas dentro dos ambientes corporativos, uma vez que na versão anterior da norma (ISO9001:2008) havia a figura do RD que representava o SGQ. 

Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, a organização se prepara melhor para gerenciar os riscos relacionados a qualidade e obtendo como benefícios:
  • Redução de perdas indesejadas;
  • Utilização eficaz dos seus recursos;
  • Aumento do conhecimento e importância das questões da qualidade no nível gerencial;
  • Fator de confiança, tanto interno quanto externo;
  • Identificação das questões críticas através do pensamento baseado em riscos;
Devemos levar em consideração que os responsáveis por desenhar o sistema de gestão da qualidade (gestores ou consultores), devem levar em conta a cultura e os valores da organização para que não haja dois universos dentro da mesma organização: A Qualidade e a Organização.

Com esta nova versão da ISO, a mentalidade voltada para riscos do negócio da organização, tem a intenção de provocar uma mudança no comportamento da alta de direção e de seus colaboradores.

Na outra ponta, os auditores internos deverão mudar a forma de auditar baseada em procedimentos, uma vez que, na nova versão não há procedimentos obrigatórios, contudo a revisão 2015 menciona a necessidade de informação documentada em diversos momentos o que irá requerer evidências.

Como estamos falando em uma revisão que tem como principal mudança a gestão de riscos e oportunidades, devemos nos antecipar para o processo de certificação ou recertificação de um sistema de gestão baseado na nova revisão da norma, mas o que estamos percebendo no mercado é que as organizações estão "segurando" para ver a consolidação deste processo e aí sim, no ano que vem iniciar este processo de transição, o que ser pode comprometer uma transição saudável e tranquila para a organização, mas este é o assunto para o próximo post. Até lá!












Nenhum comentário:

Postar um comentário